Download - Como ser um bom Healer



Peguei esta guia do forum do server que eu jogo. Nela irei mostrar, e dar muitas dicas de como fazer a diferença como healer.

Para começar, as quatro classes que podem ser healer são Priests, Druids, Shamans e Paladins. Lembrando que não fiz essa guia pra falar qual é o melhor, e sim para ajudar vcs a saber jogar com qualquer uma delas.

Agora, listei alguns termos que precisamos entender antes de começar a ler o tutorial:

GCD - Global Cooldown (1.5 segundos normalmente, mas pode váriar de acordo com a classe usando talent points e haste rating.)
HoT - Heal over Time = Cura por tempo (Onde o healer dá cast em um spell que cura instantaneamente e também dá um heal menor por segundo.
MP5 - Mana Regen per 5 seconds = Regeneração de Mana durante o combate, a cada 5 segundos.
Resto - Restoration, a healing druid
Res or Rez - Resurrection Spell (O Spell que ressucita um amigo)
Spec - Specialization (É a sua escolha de talentos, itens, e etc.)
Crit - Critical heal (x1.5 healing)
Fall off - Um buff "falls off" quando o seu tempo acaba e não buffam de novo.
Roll – Deixar um buff "roll" quer dizer sempre manter o buff, constantemente ativo, sem nunca deixar o seu tempo acabar antes de buffar de novo.
HpM – A quantidade máx de um spell healing, dividido pelo custo de mana.
HpS - A quantidade máx de um spell healing dividido pelo seu tempo de casting, ou a duração de seu HoT.


O Básico


1- Monitorar a Health Bar (Barra de “Saúde”) dos players

Se seu papel principal é healar o grupo, seu foco principal é monitorar a health bar dos players do seu grupo, nem se preocupe com os mobs que eles estão lutando. Monitore constantemente a barra de saúde de todos e o heale de acordo com a sua necessidade, não deixe a barra de nenhum deles ficar menor que 50%, o risco será muito grande. Mas tenha sempre em mente também a rapidez com que a barra de cada jogador está diminuindo, dê importancia aos que mais precisam, tudo será a partir de seu julgamento.
Também preste atenção na sua própria barra de saúde, pois dependendo do Boss e suas magias ou skills, ela poderá sofrer algum dano. Tente sempre preservar seus heals para os outros players, os que estão na luta corpo-a-corpo, eles é que precisarão mais.


2- Monitorar a Health Bar dos pets

Os pets de hunters e warlocks podem ser tão importantes para o grupo quanto seus mestres, afinal eles são como jogadores a mais, causando um dano razoavel e sem prejudicar a raid em sí. Trate-os como outros membros do grupo, especialmente se eles estiverem tankando ou servindo de off-tanker no seu grupo. Os hunters e warlocks ficarão mais felizes se não tiverem que se preocupar nem gastar sua mana ou possivelmente um Soul Shard para reviver ou resummonar seus pets, e darão mais atenção a causar grandes danos no boss. Mas por mais que os pets sejam importantes eles tendem a ficar em segundo plano em termos de prioridade, quando precisamos salvar a vida de alguem, players sempre vêm primeiro.


3- Use o equipamento aproprioado

Sua efetividade como healer vai depender diretamente do equipamento que você usa. Você, como healer, precisa de muito Spirit e um pouco de +healing spell itens para maximizar o seu potencial de cura quando em grupo. Um intellect maior irá aumentar a sua Mana total, enquanto mais Spirit vai melhorar a regeneração da sua mana.
Então se a sua build de talento exige outras coisas além de intellect e spirit, considere ficar equipado com um item adicional para equipar sempre que você for ficar como healer principal. Isso é essencial para druidas com specs feral, que preferem strength e stamina do que intellect e spirit.


4- Saiba quem é dispensável

Todas as classes trazem algo único para o grupo e o seu dever é manter todos vivos, mas infelizmente o papel que cada um exerce num grupo não é equivalente aos outros, ainda mais quando temos que decidir quem deverá morrer. Suas prioridades, listadas das mais importantes para as menos importantes, incluindo os papeis seguintes que são feitos pelas classes respectivas:

- Você mesmo – Lembre-se, a sobrevivencia do grupo (e possivelmente sua ressureição) depende inteiramente de você.

- Main Tank (MT) - Warriors, Feral-specced Druids na sua forma de urso, Protection-specced Paladins (e Shamans em uma outra extenção)

- Off Tank – Warriors secundários, Druids na sua forma de urso, Paladins, Shamans, Hunter Pets, Voidwalker ou Felguard (Warlock pets)

- Melee DPS - Rogues, Shamans, Druids na sua forma de gato (cat form), Fury-specced Warriors (geralmente usando duas espadas ou uma espada de duas mãos), Hunter Pets, Succubus (Warlock pet)

- Range DPS- Hunters, Mages, Warlocks, Priests, Imp (Warlock pet)

Use a listagem acima como um guia solto, geralmente você irá perceber que algumas classes trazem algo crucial para um boss específico. Isso poderá fazer deles um elo mais importante em uma corrente, por exemplo, um mage com o seu 'Polymorph poderá ser mais importante que um rogue ou shaman, por que o seu crowd-control (“controle de multidões”) é essencial em um boss específico.


5. Use healing spells eficientes

Sua mana é a sua “linha vital” e também a de todos do grupo. Então deve ser manuseada e gerenciada cuidadosamente. Alguns spells irão curar mais eficientemente quando usados em classes e tipos de armaduras diferentes. Isto é comandado pela rapidez do casting, o tipo de heal e a sua potencia também.

Veja que outros healing spells se tornam disponíveis com algumas raças e talentos, mas para o propósito deste tutorial, nós vamos nos focar nos spells disponíveis para todos os priests/druids, não importando a sua build.


  • Priest
- Renew - (buff) heal over time instantâneo (HoT), menos potente
- Flash Heal – heal rápido, menos potente
- Lesser Heal – heal regular, menos potentes em níveis baixos (obsoleto em níveis altos)
- Heal – heal devagar, com potência moderada em níveis baixos(obsoleto em níveis altos)
- Greater Heal – heal degavar, muito potente
- Prayer of Healing – heal em grupo devagar, potência moderada
- Binding Heal – heal rápido + auto-heal, potência moderada
- Prayer of Mending*
- (buff) heal de grupo intantâneo, menos potente (designado para uso in-combat)

  • Druid
- Rejuvenation - (buff) heal over time instantâneo (HoT), menos potente
- Regrowth - (buff) heal regular /HoT combo, potência moderada
OBS: Regrowth é melhor do que Healing Touch para druidas na sua forma Tree of Life
- Healing Touch - heal degavar, muito potente
- Lifebloom - (buff) HoT intantâneo/ heal regular combo, potência moderada (threat muito baixa)
- Tranquility – heal de grupo canalizado, de menos potência até maior potência (dependendo da quantidade de tempo em que é canalizado; máximo de 10 segundos)



Devido a uma variedade reduzida de healing spells, alguns druidas se utilizam de hotkeys em seus ranks mais baixos de 'Healing Touch' ou 'Regrowth' para melhorar suas opções de cura. Durante os níveis médios 'Healing Touch' rank 3 e 4 são particularmente uma boa escolha, já que eles tem um casting time mais rápido do que em ranks mais elevados.
Se você quiser ser o “bam-bam-bam” da história, considere usar os spells seguintes para cada tipo de armor:

- Cloth-wearers:
Mage, Warlock, Priest (note que alguns Druids e Shamans podem usar cloth dependendo de sua build)
Já que cloth-wearers são muitos frágeis, é melhor utilizar heals rápidos como 'Flash Heal' (priest). Já que eles geralmente tem menos hit-points, HoT spells funcionam muito melhor quando são usados assim que o player começa a levar dano. 'Regrowth' (druid) funciona bem das duas formas, já que é rápido e é um HoT spell.

- Leather-wearers:
Druid, Rogue, Hunter (pre-40), Shaman (pre-40)
Leather-wearers podem aguentar um pouquinho mais de dano, mas também tendem a ser frágeis. Use uma combinação de heals rápidos, HoTs e heals regulares e um heal devagar e potente quando a situação pedir isto.

Note que Druids na sua Cat form também seguem este modelo.

- Mail-wearers:
Warrior (pre-40), Paladin (pre-40), Hunter (40+), Shaman (40+). Players que usam mail podem aguentar uma quantidade relevante de dano. Heals regulares como 'Heal' (priest) e ranks mais baixos de 'Healing Touch' (druid) juntamente com heals mais vagarosos como 'Greater Heal' (priest) e ranks mais elevados de 'Healing Touch' (druid) fazem maravilhas quando as barras de saúdes dos players começam a ficar abaixo dos 50% do total. HoTs também podem ser usados logo após eles começarem a pegar dano.

Veja que Druids na sua Bear form (pre-40) e Moonkin form também seguem este modelo.

- Plate-wearers:
Warrior (40+), Paladin (40+)
Aqueles que usam plate armor podem absorver a maior quantidade de dano. Assim como mail-wearers, heals devagar bem usados são perfeitos para mante-los em uma boa forma para lutar. HoTs também podem ser bons quando sua barra de saúdes está alta, mas baixando vagarosamente.

Veja que Druids na sua Dire Bear form (40+) também seguem aquele modelo.

- Pets:
Controlados por Hunter e Warlock
Como já foi ditto antes os pets também devem ser healados, mas eles tendem a ser mais dispensáveis que os players, ou seja entre healar um pet e um player, sempre dê a preferencia a um player, mas não se esqueça dos pets. Se mantenha nos HoTs e um heal regular ou um heal devagar ocasionalmente se você puder guardar mana e o pet precisar muito de um heal.

Se alguem do seu grupo sofrer dano, considere usar um heal de grupo, como por exemplo 'Tranquility' (druid) ou 'Prayer of Healing' (priest). Um heal de grupo bem utilizado pode realmente preservar a sua mana pool.


Dica - Priest:


Quando você não tiver mais tempo para curar alguem (a saúde do players ficar abaixo de 25% e continua a cair), considere usar 'Power Word: Shield' (PW:S) para salvar o player. Porque este é um spell de cast intantâneo, e pode dar um shield imediatamente para o membro do grupo por um dano adicional e dar a você o tempo que você precisa para administrar um heal. Mas tente deixar isto para emergências, já que ele é um spell caro.


6. Evite o overhealing (“curar demais”)
Como eu já disse antes, a chave para se tornar um bom healer é preservar a sua mana e um dos maiores motivos de disperdício de mana é o overheal, que nada mais é que healar demais desnecessáriamente
Overhealing ocorre quando você dá um heal potente em um player que sofreu um dano pequeno, por exemplo, um jogador tem mais que 70%-80% de HP. É claro que fazendo isto a sua barra de saúde irá voltar aos 100%, mas o spell vai healar mais do que necessário, e em uma luta difícil você ficará se arrependendo de ter gasto tantos heals potentes desnecessáriamente bem no começo da batalha. Mas com um pouco de cuidado, este mal hábito de overheal pode ser evitado, ainda mais tendo uma ferramenta em mãos que nos ajude. Esta ferramenta existe, e muitos a usam sem saber de seu potencial, é o X-pearl AddOn, configurando ele corretamente você poderá por as “casting bars” para aparecer no nome de cada jogador do seu grupo. Aparecerá então o spell que o player está usando e o tempo de casting, isso ajuda a previnir que duas pessoas usem um heal potente ao mesmo tempo, e previne para que não haja desperdicio de mana. Caso os healers se coordenem bem, e aprendam a sincronizar o heal, poderão fazer um heal seguido do outro, e ainda assim reservando mana para as horas críticas.

Use HoTs- Heal over time spells são preferíveis para se usar quando a health dos players está caindo lentamente 75%85%. Se, entretanto, a saúde deles estiver caindo rapidamente, é melhor usar um heal potente nas horas certas.

Cronometre os seus heals bons- Cronometre bem os seu heals regulares e lentos, para que eles tenham seu cast quando o player tiver sua saúde em 50%-60%. Veja que quanto maior for o casting time do seu heal, o mais cedo será necessário que ele seja usado, então para que ele tenha efeito nesta margem de 50%-60%, você terá que usa-lo quando a saúde dele estiver em cerca de 70%-78%, assim você, nem ele correrão riscos. Então se a saúde do tanker estiver caindo rapidamente de 90% a 80% a 70% a cada 2 segundos, e você precisa usar um heal potente com um cast de 3 segundos, então você deverá dar cast quando a saúde dele estiver exatamente em 70%-75% (para não correr riscos de cair demais). Mas não deixe esses calculos te intimidarem, não se preocupe muito com eles, com um pouquinho de prática você verá como se tornará mais fácil avaliar cada situação.

Use heals de rank menor- Usar um heal com um rank menor, também poderá ajudar a evitar o overhealing. Isto é especialmente útil para heals de grupo, como o 'Prayer of Healing' spell dos priests, quando o seu rank maior poderá ser mais do que o necessário para trazer a maioria do grupo próximo de sua saúde full.


7. Dê um cast em ondas no seus spells

Enquanto você estiver em combate, você regenera a sua mana com o tempo, mais vagarosamente do que se você estivesse fora de combate. Então, equilibre bem a sua eficiência do cast e a sua regeneração de mana, considere usar os seus spell em ondas, dando um tempo para que recupere ao menos parte da mana, se possivel revese com os outros healers do seu grupo.

A razão primária para que isso funcione é devido a regra de 5 segundos. Este principio diz que os 5 segundos seguidos do começo do cast de qualquer spell com um custo de mana você não conseguirá regenerar esta mana. Entretanto, depois deste 5 segundos, o seu spirit entra em ação, e começa a, vagarosamente, recuperar esta mana perdida. Quanto mais spirit você tiver, mais rápido você ira regenerar a sua mana pool.
Por exemplo, se você der cast em dois ou três spells, um atrás do outro, e depois der uma pausa de 4 segundos para dar um pouco de hit no mob com a sua arma, você não vai recupar nenhuma mana. Entretando, se você der o mesmo cast nos spells, e depois der uma pausa de pelo menos 6 segundos ou mais, você verá que a sua mana começará a regenerar. Quanto mais você esperar antes de dar cast em outra rodada de spells, mais mana você irá recuperar.

Para sentir melhor este principio, tente experimentar. Pegue um mob ou dois fáceis, e fique de olho na sua mana, depois de dar cast em alguns spells. Então você começara a ver o padrão de regeneração de mana baseado nesta regra de 5 segundos. Isto além de tudo também o ajudará a reduzir o seu periodo de baixa, durante lutas.


8. Controle o seu aggro

Você não poderá healar efetivamente se você estiver sob ataque de mobs. Então controlar seu aggro é essencial. Para controlar o nível do seu threat, você precisa primeiro entender como funciona o aggro. A geração do seu threat é baseado em três coisas:

1. O dano que você causa- Damage over time (DoT) (Dano com o tempo) spells geram aggro mais vagarosamente do que os spells de dano normais. Como uma regra geral, sua wand ou arma qualquer gerará menos dano do que os seus spells. Então como um healer, você servirá melhor ao grupo mantendo o dano ao mínimo possível, deixando os outros causar o dano deles primeiro. Deixe-os gerar um pouco de threat antes de juntar-se a eles na luta com o dano que você causa para ajudar.

2. Os seus healing spells. Como os damage spells, heal over time (HoT) spells geram aggro mais vagarosamente do que healing spells normais. Então de qualquer maneira use 'Renew' (priest) e 'Rejuvenation' e/ou 'Lifebloom' (druid) frequentemente. Entretando, diferente dos damage spells, os healing spells geram threath para TODOS os mobs dentro do alcance deste spell, ao invés de um único mob. Isso pode significar um grande risco para um healer zeloso demais com o grupo, então heale somente quando e se necessário.

Então deixe que o main tank gere threat o suficiente contra todos os mobs ANTES de você começar a usar os seus non-HoT heals (non-HoT são aqueles que não são HoT). Alguns players se sentem mais a vontade não usando nenhum heal, HoT ou non-HoT, até que o tanker tenha deixado o aggro em todos os mobs em um nível seguro.

3. Seu nível e o raio de alcance. Quanto de mais baixo nível você for, maior será o raio de alcance do seu aggro. Independentemente do seu nível, como um healer, você não quer aggro. Então se mantenha atrás do seu grupo, deixe que os outros fiquem no calor da luta. E se o seu nível for baixo, fique BEM LONGE. Heals tem um bom alcance, você pode se dar ao luxo de ficar bem atrás.


9. Para não entrar em Pânico.

Assim que você começar a controlar seu aggro, eventualmente você terá que lidar com um ou dois mobs que simplesmente não largam do seu pé. Vamos começar com o que NÃO fazer:

1. Não corra. Correr pode singnificar o suicídio do grupo todo. Quando você corre, o main tank (ou off tank) tem muito mais dificuldade em puxar o mob que está te atacando para ele mesmo. Além disso, você não pode healar seu grupo se estiver correndo! Pior ainda, você pode acabar atraindo mais mobs para você.

2. Não se heale. (a menos que você tenha esgotado todas as suas opções e esteja perto de morre.) Healar a sí mesmo pode iniciar um ciclo de futilidade. Quanto mais você se healar, mais aggro você vai gerar e mais saúde vai perder para os mobs que estão te atacando. Além do mais, os mobs que estiverem lhe atacando serão mais e mais dificeis de serem aggrados por outros players.

3. Não use 'Psychic Scream' (priest). Esta é uma opção de pânico ótima para quando você estiver healando solo ou quando estiver em PvP, mas quando usado em PvE isso pode fazer as coisas ficarem bem pior. (Veja a sessão 16 para detalhes)

Então o que você deve fazer?

1. Chame por ajuda. Use um macro simples para alertar os outros players de que você precisa de ajuda. Todos os healers principais devem ter uma hotbar com o seguinte macro de ajuda:
/helpme
/s Aqui! Estão me atacando!

Com este macro, os membros de seu grupo irão ver o seu grito de ajuda em laranja, imediatamente seguido pelo texto, “[nome do player] says: Aqui! Estão me atacando!” em branco. Já que usamos um comando “say”, o nosso grito de ajuda se destaca tanto no chat quanto no ambiente como um balão de fala, então seu grupo não tem como não ver. Se você estiver trabalhando com um bom tanker, ele vai reagir imediatamente e vai tentar puxar os mobs de você.


Dica - Priest

Se as coisas estiverem ficando feias e você estiver beirando a morte, use um Power Word: Shield em você mesmo PRIMEIRO, e depois chame por ajuda. Depois use um HoT ou 'Binding Heal' enquanto o tanker tenta puxar os mobs de você. Você pode ainda melhorar o seu macro de ajuda, para que você chame por ajuda e simultaneamente use o PW:S em você mesmo.
/helpme
/s On me!
/cast [group, combat, target=player] Power Word: Shield

2. Vá em direção ao tank. Vá ao encontro do main tank ou off tank. Quanto mais perto você estiver dele mais rápida será a sua reação ao aggrar os mobs que estão em você.

3. Reaja da forma certa. Priests e Druids tem umas opções de pânico pouco espertas onde a ajuda não chegará na hora certa.


Dica - Priest

Enquanto você estiver indo em direção ao tank ou off tank, use o seu 'Fade' spell. Isso irá reduzir temporáriamente o aggro que você acumulou (assim como o aggro que você irá acumular) por 10 segundos, permitindo que o tanker tenha tempo para gerar aggro para o mesmo mob. Fade pode lhe livrar instantaneamente de um mob ou dois, o que é importante para você se posicionar próximo ao tanker, dando a ele uma oportunidade melhor de aggrar os mobs para ele. E isso significa que você pode voltar a healar. Lembre-se, Fade é o seu melhor amigo. Use-o!


Dica - Priest

Assim que você alcançar o tanker, se os dois (você e ele) precisarem de um heal, use o seu 'Binding Heal' spell (disponível no level 64). Este spell é perfeito para esta situação, já que ele gera menos threat do que seus outros heals e vai curar você e o tanker simultaneamente.


Dica - Druid

Se você não conseguir tirar os mobs que estão lhe atacando do seu pé e o seu tanker estiver tendo dificuldade em aggra-los, use a sua Bear Form. Bear Form lhe oferece muito mais armor do que a sua Tree Form ou sua forma normal, além de a habilidade de se healar sem custo de mana com o seu 'Frenzied Regeneration' (available at level 36) que pode lhe ajudar a regenerar a saúde perdida. Você irá usar frequentemente uma quantidade considerável de mana para mudar de forma, então se manter nesta forma pode ser beneficial enquanto você recupera alguma mana e possivelmente um pouco de saúde. Mas não se esqueça, sua raid precisa do healer de volta assim que a situação ficar sob controle novamente.


Dica - Druid

Outra boa opção é 'Barkskin'. Este auto-buff (disponível no level 44) reduze o dano recebido em 20% e permite que você use qualquer spell sem ser interrompido ( o que é perfeito para heals longos como 'Healing Touch' e o heal de grupo canalizado, 'Tranquility'). Entretanto veja que todos os spells não instantaneos levam 1 segundo a mais para dar cast.


Dica - Ambos

Se todo o resto falhar, use uma healing potion. Isto é um excelente último recurso para previnir que sua vida (assim como sua mana restante) sejam gastas. Além do que, você tem que ter certeza que você está carregando um bom número de poções do maior nível para que você possa usar. Estas podem ser obtidas de graça em drops de diferentes lugares do mundo ou podem ser adquiridas na Auction House.


Trabalho em Equipe


10. Dê sugestões aos outros (com tato)

Começar a ser um healer efetivo começa com você. Mas isso não termina ai. Todos os membros da party, desde tankers até dps, podem ajudar na sua eficiência em healar. Geralmente players não sabem que eles estão fazendo algo (ou não fazendo nada) que está prejudicando sua habilidade de healer.

DPS desregulados. Por exemplo, se você perceber que está gastando grande parte da sua mana curando repetidamente o mesmo player, rogue ou hunter ou qualquer outro para que o mesmo não morra, mande um whisper para o player. Ele provávelmente não entende que isto está prejudicando a sua eficiência e pondo a raid em perigo. Faça com que ele perceba que eles todos têm que fazer um esforço para diminuir o seu dano. Explique que é melhor para todos quando o tanker mantem o aggro. Seus heals são mais eficientes quando healam somente ao tanker. Sugira para que eles limitem seus danos maiores e suas e suas habilidades para o fim da luta.

Se o player não for receptivo com a sua sugestão ( como em muitas vezes ele não são, já que preferem ficar no topo do Damage Meter, ao invés de ser um membro da equipe), simplesmente deixe que ele morra. Devido a mortes repetidas e repairs bem caros, provávelmente o player irá aprender da forma mais difícil que cooperação é necessária quando estamos em um grupo com outras pessoas.

Tankers tímidos. Sim, isso pode acontecer, você pode achar um tanker tímido, ou talvez ele tenha medo de fazer algo errado por ser inexperiente, ou até mesmo você pode achar que ele não está fazendo o seu trabalho de tirar os mobs de você. De qualquer forma, talvez os seus gritos por ajuda podem não ser respondidos. Faça com que ele os veja. O tanker pode ser um iniciante e pode não saber como servir bem ao grupo, sugira que ele use um taunt seguido por algumas habilidades que geram threath alta, sempre que você precisar de ajuda.

Loucos desvairados. Occasionalmente você escontrará players que, por quaisquer razão, decidem correr pela instance como loucos desvairados. Infelizmente, isso não nos dá muito tempo para traçar uma estratégia antes dos ataques. E pior, você irá ficar desprovido de mana muito frequentemente enquanto você tenta tomar algumas poções e manter-se junto ao grupo. Você irá descobrir que o seu grupo está sob um ataque intenso quando ainda estiver longe ressando alguem que ficou para trás.

Não fique tímido, avise os membros do grupo que você precisa recuperar a sua mana. Use o ‘/oom’ (Out of Mana) emote para dar a eles um aviso audio-visual toda vez que você precisar parar para tomar uma poção ou algum liquído para recuperar a sua mana. A maioria dos players, até mesmo os metidos a serem os BONZÕES, lhe darão tempo para recuperar sua mana quando você pedir.

Tenha sempre em mente que isto não é uma via de mão única, você precisa deles da mesma forma que eles precisam de você. Seja capaz de aceitar críticas dos outros, se você realmente estiver lendo este guia, você tem um desejo genuíno de melhorar a forma como joga. Ouça ao que os outros têm a lhe dizer, você ficará surpreso quando e onde você ouvir algo que poderá ser útil e que realmente lhe ajudará a realmente melhorar seu jogo.


11. Dê assitência a sua party

Como o healer principal, você é uma parte integral do grupo, mas não fique ligado apenas no heal, exitem outras coisas que você pode fazer para ajudar mais ainda o seu grupo.

Use poções de mana. Como foi dita antes, sua mana é a linha de vida do seu grupo, sua e de todos. Quando você fica sem mana, você não pode curar ninguém, portanto sempre tenha uma boa quantidade de poções de mana com você. Se você for um Alchemist, adiquirir elas poderá ser bem prático, mas se não for, geralmente você poderá acha-las na Auction House, apesar do que elas podem ser caras. Ou talvez você conheça alguem que seja um Alchemist, pode ser que ele não se importe em lhe dar algumas poções extras de mana, não mata se você perguntar.

Avise aos outros quando você estiver OOM. Eventualmente sua mana irá acabar e você ficará incapaz de curar ninguem. É de sua responsabilidade avisar o grupo todo. Use uma hotbar com um macro com o ‘/oom’ emote. Isto irá enviar uma mensagem audio-visual para todos de que a sua mana está baixa. Os players irão ver isso e saberão que eles terão de dar um pause nos ataques para poder permanecerem vivos, deixando somente o tanker bater para que seja mais fácil você recuperar a mana e não por mais ninguem correndo risco. E se você não os avisar eles vão ficar esperando um heal que nunca chegará.

Ajude o tanker. Use a tecla de ajuda (a tecla F) enquanto você está com o tanker como alvo e você irá imediatamente mirar no alvo que ele está mirando. Isso o ajudará a ter uma forma rápida e fácil de causar qualquer dano suplemental que você queira. E já que o main tanker exagera ao aggrar um mob, causar este dano será uma forma segura de ajudar a ele.

Use os DoT spells cuidadosamente. As outras classes podem querer fazer crowd-control (CC) em um mob (rogues usando 'Sap' e mages usando 'Polymorph' são duas formas comuns de CC). Se o mob tiver um DoT spell nele, irá quebrar o efeito, então se você quiser usar um DoT spell, coloque num mob que está sendo atacado por outros players. E se os mobs estiverem caindo rápidamente nem se preocupe com os DoT spells – usá-los apenas irá consumir toda a sua reserva de mana.

Preste bastante atenção à estratégias especiais. Grupos familiarizados com um certa instance irão frequentemente usar uma estratégia específica antes de partir para a luta. Preste bem atenção e use todas as suas forças para ajudar na estratégia. Por exemplo, se um mage está planejando fazer um area-of-effect (AoE) spell que pega muitos mobs de uma vez só, fique pronto para ajuda-lo com um shield ou uma série de heals rápidos. Muito similar a isso é um rogue que está tentando usar um ‘Sap’em um alvo que está rodeado de outros mobs, seja rápido em ajuda-lo. Caso o ‘Sap’ falhe, ele poderá se tornar o alvo de vários mobs e precisará de um heal rápido, especialmente se ele ficar preso com uma root ou ficar em stun e não consiga sair de sua posição.


12. Reviva os companheiros mortos

Priests e Druids tem um spell para ressucitar seus companheiros mortos. Cada um tem a sua vantagem, mas o 'Ressurection' spell do Priest tende a ser melhor do que o 'Rebirth' spell do Druid quando falamos de utilidade. Vamos dar uma olhada melhor em cada um deles.
Resurrection (priest) é utilizando quando está fora de combate. Enquanto o spell gasta muita mana, não tem cooldown, isto significa que você poderá ressucitar quantos players forem precisos numa batalha difícil, um por um. Veja que cada player voltam a vida com quase 1/5 de sua Health/Mana e continuar restaurando a saúde da sua party é muito necessário.

Rebirth (druid) é o único tipo de ressurreição durante combate no jogo. Isto significa que você está livre para ressucitar qualquer player que caia no meio da batalha, com tanto que você tenha mana o suficiente (e o spell gasta bastante). O Player irá voltar a vida com mais ou menos metade da sua Health/Mana, por ai. Este spell pode causar uma grande diferença durante uma batalha difícil.

Entretando, ‘Rebirth’ tem duas desvantagens significantes. Primeiro, ele tem um cooldown de 20 minutos. Isto previne que você reviva mais que um player em uma batalha custosa. Então se você for o único a sobreviver em um wipe, tenha certeza de ressucitar algum Shaman, Paladin ou mesmo um Priest, já que qualquer um deles poderá usar o seu próprio spell para ressucitar o resto da party. Segundo, ‘Rebirth’ exige um reagente para ser usado. Se você esquecer de ter ele com você ou se você ficar sem durante a luta, você não poderá usar o spell. Veja que todas as grandes cidades e muitas vilas têm o reagent vendor.


Buffs & Debuffs


13. Buff sua party inteira

Ambos Priests e Druids tem buffs excelentes para usar neles mesmos e nos outros membros da party:

Power Word: Fortitude (fort) - Priests têm esse buff, o qual essencialmente aumenta os hit points de qualquer um por 30 min. Todas as classes podem usar este buff.

Mark of the Wild (MotW) – Druids usam este buff extremamente potente, o qual aumenta o armor e todos os cinco stats do player por 30 min. Em níveis mais altos, ele pode também melhorar a resistência dos players para magia, todos são beneficiados por este buff.

Divine Spirit (DS) – Os Priests que gastaram ao menos 21 pontos em Discipline podem utilizar este buff para aumentar o spirit dos players, ele dura 30 minutos. Novamente, todos podem ser beneficiados com este buff, principalmente os que usam spells.

Thorns - Druids devem limitar este buff para classes melee, que lutam corpo-a-corpo com os mobs. Isto causa uma pequena quantidade de dano para os atacantes que estão próximos. Como o healer principal, não é necessário usar este buff em você mesmo.

Shadow Protection - Priests podem ajudar a protejer eles mesmos e os membros de seus grupos de mobs que usam spells como shadowbolts e similares. Shadow damage geralmente aparece em roxo, se você não tiver certeza dê uma olhada no seu combate log para saber o tipo do dano que o mob causou.

Os três primeiros buff listados acima melhoram a sobrevivência de qualquer player que o está utilizando, e melhor sobrevivencia significa um grupo bem sucedido. Então fique atento ao monitorar estes buffs, quando estiverem faltando apenas 4-5 minutos para que eles acabem, peça ao grupo para dar uma pausa para fazer um “rebuff”, se não der e você tiver mais healers no grupo, peça que somente o tanker fique no ataque e que outro healer fique de olho nele enquanto você rebuffa a todos os outros, depois volte ao seu posto revezando com todos a hora do rebuff. E lembre-se os pets podem usar buff também.

Quando você chegar a níveis mais altos, você será capaz de aprender uma versão grupal destes buffs. Um cast da versão grupal destes buff irá buffar toda a party por 60 min, desde que eles estejam ao alcance deste spell e se você estiver o reagente necessário. Priests irão aprender Prayer of Fortitude (level 4 e Prayer of Shadow Protection (level 60), equanto Druids irão treinar para o Gift of the Wild (level 50). Todos estes spells costumavam ser aprendidos por livros, mas os seus ranks mais baixos estão disponíveis em seus treinadores.


14. Peça por buffs úteis

Não tenha medo de pedir buffs de outros membros da party. A maioria dos players irá usá-los neles mesmo e em você logo após começarem o grupo, mas algumas vezes eles esquecem, então não seja tímido, peça mas seja gentil, ou poderão lhe entender errado.
Então aqui vão alguns buffs úteis para healer principais.

Soul Stone - Warlocks têm a abilidade de criar uma ‘Soul Stone’ a partir de uma Soul Shard. Este é um item especial que o warlock poderá usar em para buffar qualquer player, dando a ele a habilidade de se auto-ressucitar no periodo de 30 min. Então, este buff dá ao seu grupo uma segurança a mais, sendo sempre bom ser usado no Tanker e no main Healer. Se a sua party levar um wipe você poderá ressucitar e usar os seus spell de resser nos outros membros, mas não fique super confiante. As Soul Stones só pode ser usadas pelos warlocks a cada 30 minutos. Em outras palavras, se você morrer 5 minutos após ela ter sida usada em você, serão precisos de mais 25 minutos até que ele possa usá-la novamente.

Warlocks experiêntes vão usa-la em você sem que você tenha que pedir. Mas os inexperientes pode até usa-las neles mesmos ao invés de você. Não fique com raiva, ao invés, muito sutilmente explique para eles que é mais beneficial para o grupo todo se for você que estiver buffado com ela, já que você poderá ressar os outros players depois.

DICA: Como Druid, somente peça uma Soul Stone buff se você for a única classe no grupo com a habilidade de reviver os outros. Se não for assim, as Soul Stones são muito mais úteis quando usadas em Priests, Paladins ou Shaman devido ao spell de ressucitar sem restrições deles.

Arcane Intellect - Mages podem garantir aos outros o 'Arcane Intellect' que dá um aumento significativo ao seu intellect. Isto essencialmente garante a você mais mana para usar nos seus heals, também levemente aumenta sua chance de conseguir um critical effect de qualquer spell que você use.
Free Water – Saiba que os Mages também podem conjurar água para você beber entre as batalhas. Isto lhe dá uma fonte livre de regeneração de mana, então não tenha medo de pedir de um Mage algumas destas.

Blessing of Wisdom – Paladins têm este 10-30 minutos buff que lhe garante um bom aumento na sua regeneração de mana. Mas você poderá ter apenas um Blessing por Paladin em você por vez.
Blessing of Kings - Paladinos têm este spell que aumenta seus stats totais por 10% durante 10-30 minutos. Isto lhe dará um aumento significante em todos os seus stats, spirit e intellect. Mas você poderá ter apenas um Blessing por Paladin em você por vez.


15. Remova negative buffs
Buff negativos (também chamados debuffs) como diseases, poisons, curses e magical effects (como Polymorph e alguns DoT spells) podem ser removidos por healers principais.

Os Priests podem usar o spell 'Cure Disease' (e mais tarde o 'Abolish Disease') para remover diseases de jogadores. Eles também podem usar 'Dispel Magic' para remover magical debuffs, o que é uma grande ferramenta.

Os Druids pode remover curses com o 'Remove Curse' spell, e pois effects podem ser eliminados com o 'Cure Poison' (e mais tarde o 'Abolish Poison').

OBS: Algumas outras classes também podem remover debuffs. Paladins podem remover poison, disease e magical effects; Shamans podem remover poison e disease; Mages podem remover curses. Não doi pedir a alguem destas classes para ajuda-lo a remover um debuff, principalmente se isso significar presenvar a sua mana para curar.


Para o Priest


16. Limite seu uso de Shadowform

Se você for um ShadowPriest, limite o uso de seu 'Shadowform' em grupos em que você não é o healer principal. Shadowform é usado para causar dano, não para curar. Alguns players poderão até sair da party se você gastar a maior parte do seu tempo na sua Shadowform enquanto em grupo. Enquanto formas limitadas de healing (com 'Vampiric Embrace') são possíveis na sua Shadowform, os seus heals principais não podem ser utilizados de forma alguma. Então ao invés de ficar nesta briga entre suas aptidões como cura e dano, facalize-se somente em curar e deixe os rogues e mages fazer o estrago.


17. Use Psychic Scream espaçadamente

'Psychic Scream' (PS) é maravilhoso para solar e PvPs. Entretando, deverá ser usado espaçadamente quando em grupo, ou você é o healer principal ou não é. Porque o PS mira mais de um mob e não dá a você a chance de controlar qual mob será mirado, isso poderá seriamente comprometer o combate melee dos outros membros do grupo. Ou pior, os mobs fujitivos poderão atrair mais mobs e criar um pesadelo de ataques ao seu grupo, então use o PS com muito cuidado.


18. Use o PW:Shield quando realmente for preciso

'Power Word: Shield' (PW:S) é um dos mais poderosos spells do arsenal de um Priest. Contudo, alguns priests usam o seu spell inapropriadamente, sem ao menos perceber o seu erro. Vamos dar uma olhada na forma correta de se usar este spell contra a forma incorreta.

Forma Correta #1: PW:S é melhor utilizado para salver o seu alvo quando você não tem tempo o suficiente para dar um heal nele. O shield irá provavelmente lhe dar alguns segundos para usar um heal potente, salvando portando o seu alvo.

Forma Correta #2: Outra forma correta de se usar o PW: S é aplica-lo ao tanker logo antes dele entrar em combate. Isto dará a chance ao tanker de absorver os primeiros hits, e quando ele começar a levar dano você já terá recuperado a mana que foi usada para dar o shield a ele.

OBS: No passado, usar o PW: S em um tanker antes dele entrar em combate era um grande erro. PW: S costumava previnir a geração de rage para warriors na forma defensiva. Contudo, a geração de rage foi normalizada em um patch recente e agora o PW: S pode ser usado sem problemas e sem preocupações aos warriors.

PW:S também é usado para ajudar os cloth-wearers (os que usam Cloth) devido a fragilidade que eles têm. Muitos Priests irão usar este spell neles mesmos antes de eles fazerem um AoE planejado anteriormente, como por exemplo o 'Blizzard' ou 'Arcane Explosion' dos Mages. AoE spells causam uma boa quantia de threath. Em poucos momentos vários mobs atacaram o player, então PW: S faz um exelente trabalho de prevenir grandes danos em classes de sobrevivencia baixa.

PW:S garante tempo e sobrevivencia no começo de uma luta. Estas são os seus fortes, mas aprenda a reconhecer as suas fraquezas.

Forma Incorreta: Usar o PW: S sem moderação para prevenir danos, ao invés de usar healing spells para curar um alvo lesado por dano, pode parecer uma boa ideia, mas é extremamente ineficiente.

PW:S é um dos spells de combate que gastam mais mana no arsenal de um Priest. Além disso, não irá prevenir nem 1/3 do dano do que se você curasse o player pelo mesmo custo de mana. Cada vez que você usar o PW: S você estará usando a sua mana preciosa, que poderia ser melhor gasta curando o player.

Conclusão: PW:S deverá ser usado para prevenir a morte. Ele poderá ser usado estrategicamente para maximizar a eficiência da sua mana, mas é muito caro, que não ajudará em nada nos seus esforços futuros. O seu uso é poderoso, mas limitado. Enquanto o seu propósito é de ser usado em necessidades, não a vontade.


19. Use a sua wand, não nukes

Usar nukes (spells que causam dano muito alto) para dar um dano suplemental é ruim por dois motivos:

1. Os seus spells irão gerar muito agro (e você não quer atenção quer?)

2. Eles irão gasta uma mana preciosa, que você vai precisar para curar quando necessário.

Então se você puder ter o luxo de ajudar o seu grupo causando algum dano (se você estiver lutando contra mobs mais fracos que você não precise healer o tempo todo), considere usar a sua wand. Se você estiver lutando contra mobs muito fáceis, você poderá até usar alguns spells para agilizar a batalha, mas fique com os spells que custam menos mana, e deixe os seus nukes para o “golpe final”. Isso se você sequer tiver a chance de usa-lo.

CUIDADO: Wands geram um global cooldown para todos os seus spells. Se você estiver no meio de um ciclo, você poderá perder até 1,5 segundos antes de poder usar qualquer heal necessário. Com isso em mente, quando as coisas começarem a ficar feias, NÃO USE sua wand ou faça qualquer dano para ajudar. Neste ponto, focalize-se somente em manter sua party viva.


Para o Druid


20. Limite o seu shapeshifting

Se você estiver em um grupo, como o healer principal mantenha-se na sua Tree Form, ou até em forma nenhuma. Afinal, você não poderá curar se você estiver na sua Bear ou Cat Form. Os membros do seu grupo poderão ficar nervosos se você começar a mudar de forma o tempo todo durante a batalha. Então limite isso e fique somente no que lhe compete como healer, use a Bear Form somente quando estiver sob forte ataque.
Similar a isso, se você for um balance Druid, reseve o seu Moonkin form para trabalhar solo ou quando estiver em grupo onde você não é o main healer. Mookin é uma forma que gasta muita mana e que não permite o uso de nenhum healing spell.


21. Use alternativas para nukes

Usar nukes (spells que causam dano muito alto) para dar um dano suplemental como um healer é tanto arriscado como caro em termos de mana. Mas diferente dos Priests, os Druids não pode usar uma wand (ou qualquer outra arma de distancia). Isso faz com que seja mais difícil para os Druid para causar um dano suplemental para ajudar o grupo enquanto preserva a sua mana pool. Felizmente existem opções.

Experimente usar a sua arma. A maior disvantagem para essa tentativa é se você ficar no centro da batalha, quando você aggrar algo e o mob for para você imediatamente, lhe dando menos tempo para reagir. Mas do lado bom, o tanker não precisará ir longe para ajudar você. Tenha sempre em mente que sua arma poderá gerar mais aggro do que você aguenta. Se você perceber que está gerando muito aggro (o que pode acontecer com uma 2H – weapon), considere usar uma arma de nível mais baixo ou uma 1H.

Outra forma de causar dano supplemental é usar spells de ranks mais baixos. Enquanto este metodo lhe ajuda a manter a distância, ele poderá gastar mais mana do que você quer. Então experimente alguns com ranks de mana eficientes como o 'Starfire' e DoT spells como 'Moonfire' e 'Insect Swarm' (disponível com os talentos). Comece com ranks que são pelo menos 3 vezes mais baixos do que o seu atual e depois decida se você precisa usar um ainda menor ou pode usar um maior. Lembre-se, ranks mais baixos siginificam custos mais baixos e danos mais baixos também, o que o ajuda como um healer.


Considerações Finais


22. Dobrando as regras

Como todas as regras, muitas destas aqui podem ser dobradas ou quebradas quando a situação nos permite ser um pouco mais criativos e espontaneos. Mas no mais, se você quiser ser o tipo de healer que os outros vão adorar ter em seu grupo, siga os conselhos aqui dados. Seus esforços não serão em vão.


Espero que este guia tenha ajudado, bom jogo a todos!

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